sábado, 13 de dezembro de 2008

ASPIRANTADO DA TURMA RAZAK 2008



O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, acompanhado do Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, dos Comandantes da Marinha e do Exército, de oficiais do Alto Comando das três Forças, além de autoridades locais, participou nesta sexta-feira, dia 12, da cerimônia de formatura de novos Aspirantes-a-Oficial da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP.A Turma batizada com o nome Razak, expressão hebraica usada amplamente pelos judeus como inspiração de força e valentia, é composta por 148 cadetes, sendo 102 aviadores, 32 intendentes e 14 infantes, que, depois de formados, são declarados Aspirantes-a-Oficial.Na solenidade, os aspirantes deixaram seus espadins, símbolo do cadete, e receberam a tradicional espada, significando o início de uma nova fase na vida dos formandos. O Ministro Jobim fez a entrega do estandarte ao primeiro colocado na classificação geral do curso, o aspirante Haizenreder.
Durante a solenidade, o Comandante da Aeronáutica agradeceu aos mestres pelo empenho e dedicação na formação dos novos oficiais, e aos pais dos cadetes por terem confiado seus filhos e filhas à Força Aérea Brasileira. Também agradeceu a oportunidade de reviver a época de cadete. “Obrigado pela oportunidade de voltar no tempo e reviver o recebimento da espada de oficial”.Em seu discurso, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse aos aspirantes que é tempo de pensar grande, no desafio do futuro e na reestruturação das Forças Armadas. Também afirmou que o Plano de Estratégia Nacional foi apresentado e aprovado pelo Conselho de Defesa no último dia 11, representando um marco para as Forças Armadas.
As mulheres marcaram presença na solenidade de formatura, em especial, a única aviadora formada na turma Razak, a aspirante Marília Malta. Com o nome de guerra Malta, a cadete aprendeu a conviver num universo quase que exclusivamente masculino, mas afirma que não sofreu nenhum tipo de preconceito por parte dos colegas. “Sempre fui muito respeita e tratada sem diferenciação por todos os 101 cadetes que convivi durante esses quatro anos”, afirma. A primeira turma mista das pioneiras da pilotagem formou-se em 2007. Na época, dos 110 alunos, 11 foram mulheres, que estão atualmente no comando de helicópteros, aeronaves de transporte e até aviões de caça.

Fonte: CECOMSAER

Nenhum comentário: